BIO

Uma paixão iniciada bem cedo, que agora quero compartilhar com mais e mais pessoas. Na cerâmica encontrei mais do que uma ocupação. Achei uma maneira de transmitir conhecimento e manter vivo dentro de mim algo que aprendi a valorizar no seio familiar. É assim que encaro meu trabalho e minha relação com a arte e a cerâmica.

Nasci em La Paz, cidade rica em folclore e tradições indígenas. Cresci olhando as coloridas montanhas que rodeiam a cidade, bem como o céu azul típico dos Andes. Descendo de uma família com íntima ligação com arte e cultura. Música, artes plásticas, design, dança e artesanato marcam a trajetória da minha família há gerações.
Com a família mudei para o México e lá trabalhei anos na área de Design. Foi lá que tive contato com a cerâmica, lembrando os artesãos da minha terra. No México também conheci meu marido, que é brasileiro. Esse feliz encontro me trouxe para cá, onde desembarquei em 2008, depois de uma passagem pelo Canadá.
Uma vez aqui continuei trabalhando como designer e tive outro reencontro, dessa vez com a cerâmica. Conheci o atelier da admirada ceramista Hideko Homna e comecei a estudar com ela, aprendendo a técnica japonesa de torno. Estudei também com o professor japonês Ikoma a técnica de placa e pinching.
Nasceu ali também o gosto por ensinar, algo que ficou mais forte quando cheguei ao Rio, em 2011. Na Cidade Maravilhosa também tive a felicidade de conhecer e aprender com a ceramista Matilde Carneiros, que abriu as portas do seu atelier para mim.

Hoje sou ceramista em tempo integral. Em uma época em que os produtos são feitos por máquinas, é um grande privilégio poder criar com minhas próprias mãos as peças que produzo. Privilégio ainda maior é ter a oportunidade de compartilhar isso com as pessoas.
As portas do ATELIÊ estão abertas.
